PÁGINA INICIAL

O blog Literatura na Bahia foi criado no ano de 2010 com o objetivo de reunir textos sobre o tema, que fui escrevendo ao longo do tempo. Depois, ao perceber o alcance do título, julguei mais adequado e útil transformá-lo em um espaço coletivo dedicado à produção literária baiana, com ênfase também em estudos e textos analíticos que registrem a viver baiano, dando destaque à produção literária de vários autores deste Estado Brasileiro.

No mês de agosto de 2018, o blog começou a ser reconstruído com o objetivo de incluir novos textos sobre o tema, convidando outros autores a escrever sobre a literatura no nosso estado. Nesse sentido, ele está aberto à participação dos interessados, enviando sugestões e colaborações que serão avaliadas pelo Conselho Consultivo.

cidseixas@yahoo.com.br

literaturanabahia@gmail.com



Bonde trafegando entre a Graça e a Barra Avenida. Salvador, Bahia.



(21.10.2019) O livro Leituras de Letras e Cultura, de Gildeci de Oliveira Leite e Ricardo Tupiniquim Ramos é disponibilizado neste espaço, atendendo a solicitação dos autores. Publicado em meio digital pela Quarteto Editora, Literatura na Bahia divulga esta obra aqui e ainda na plataforma internacional ISSUU.COM.

Clique no endereço de inserção da obra, abaixo:


(13.05.2019)  Duas figuras importantes da literatura na Bahia constituem objetos de análise em dois pequenos livros da coleção E-Poket: Jorge Amado e Herberto Sales. O primeiro da geração de 30, que inseriu a temática no cacau na Literatura Brasileira, e o segundo, da geração de 45, responsável pela temática do garimpo e do diamante.

(04.01.2019)  O baiano Marcelo Torres escreveu uma memorável crônica sobre a posse do novo Messias/Presidente. Vale a pena ler: O messias e sua caneta bic.

(15.12.2018)  Uma nova série de livros eletrônicos foi criada pela E-Book.Br com a finalidade de difundir o hábito da leitura; trata-se da Coleção Pequenas Obras Primas. A característica principal é o minúsculo tamanho, permitindo ao leitor ter acesso a obras essenciais, tanto brasileiras quanto estrangeiras, concluindo a leitura em poucos minutos. São incluídas, apenas, narrativas breves, com pouquíssimas páginas, permitindo a leitura rápida.
O primeiro livreto da série é intitulado História de Caçador, que publica um belo e denso conto de Euclides Neto. O segundo é um clássico da literatura europeia, Suave Milagre, de Eça de Queiroz. Com a proximidade do Natal, este espaço dedicado à literatura na Bahia abre uma exceção para incluir uma narrativa sobre as andanças de Jesus pelas terras da antiga palestina, de muitos povos e crenças. Já para compor o terceiro livro da mesma série Euclides Neto foi novamente selecionado, com o e-book Retrato de General.  (Para ler é só clicar no título escolhido.)

(27.10.2018) Dois escritores cujas obras têm ligações estreitas com a região Sul da Bahia passam e figurar com seus mais recentes livros: Cyro de Mattos comparece com o e-book Nos Tempos do Trabuco e Ricardo Brugni-Cruz com Três Histórias. Ambos os livros integram a “Coleção Teal” concebida para ser lida, confortavelmente, em celulares e tablets.

Para maior divulgação dos livros disponibilizados, eles figuram ainda em dois sites e são também publicados no conhecido portal Issuu.Com – criado em Copenhagen, na Dinamarca, e atualmente sediado também nos Estados Unidos – para reunir obras de leitura gratuita em todo o mundo.

Links onde os livros presentes neste blog estão hospedados: