PINHEIRO VIEGAS

GIL FRANCISCO REVELA DOCUMENTOS
SOBRE PINHEIRO VIEGAS, O POLÊMICO INCENTIVADOR DE IMPORTANTES GRUPOS LITERÁRIOS DOS ANOS VINTE


Pinheiro Viegas foi um intelectual baiano que se destacou tanto pela capacidade de criar polêmicas e gerar insatisfação entre os atingidos pela sua pena ferina, quanto pela capacidade de liderar grupos intelectuais de jovens igualmente polêmicos e interessados em desvendar novos horizontes culturais.

No final do século passado, o pesquisador Gilfrancisco dedicou-se à procura de documentos que aclarassem a desconhecida e pouco estudada trajetória de Viegas, tomando dessa feita como local de busca o bem guardado acervo da Biblioteca Nacional. Observe-se que desde muito jovem o polemista estendeu à sua ironia a ninguém menos que o Marechal Floriano Peixoto, Presidente da República instaurada com o golpe militar de 15 de novembro 1889. "A Ré Pública" foi o título do manifesto que Pinheiro Viegas subintitulou de "Carta ao Marechal Deodoro", em 1991, causando um verdadeiro "Deus nos acuda" na tumultuada vida política da nação, que graças ao cacófato aqui cometido é identificada como uma "danação".

Além desse texto inédito de Gilfrancisco, aqui publicado em forma de rascunho ou borrão, registrando a pesquisa desse baiano radicado em Sergipe, podem ser lidos ainda uma Síntese Biográfica de Pinheiro Viegas" e um artigo sobre o epigrama na Bahia. Quanto à natureza ainda em construção do primeiro texto, tornou-se imperiosa a sua publicação, em virtude do fato das várias pesquisas de fontes empreendidas por Gilfrancisco terem servido de material para dissertações de mestrado e teses de doutorado que, nem sempre, fizeram justiça ao rico acervo que ele guarda em sua residência em Aracaju.


Com a presente publicação desse texto, espera-se que as transcrições e as possíveis utilizações contemplem as devidas referências ao autor e ao endereço eletrônico onde o material zelosamente compilado está registrado.


No mais, boa viagem pelos caminhos e descaminhos desses achados e perdidos, em meio ao acervo de jornais e revistas do Rio de Janeiro, conservados na Biblioteca Nacional da antiga capital do país e agora oferecidos a todos os interessados, graças à generosidade intelectual de Gilfrancisco. (Cid Seixas)

Para ler é só clicar nos itens abaixo

1 Pinheiro Viegas na imprensa do Rio de Janeiro
2 Síntese Biográfica de Pinheiro Viegas
Pinheiro Viegas e o Epigrama na Bahia (Leia na revista Jornada)