Sobre o Autor

Dados e Informações

Cid Seixas (Fraga Filho) – cidseixas@yahoo.com.br – é professor universitário, escritor e jornalista. Antes de se dedicar à carreira docente, atuou na imprensa como repórter, copy desk e editor, trabalhando em rádio, jornal e televisão. Fundou e dirigiu um dos mais qualificados suplementos literários dos anos setenta, o Jornal de Cultura, publicado na Bahia pelos Diários Associados.

É Mestre pela UFBA e Doutor pela USP. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, trabalhou ativamente na reestruturação do Mestrado em Lingüística e Letras e no plano inicial de implantação do Doutorado. Exerceu as funções de Vice-Chefe e de Chefe do Departamento de Letras Vernáculas da UFBA, bem como de Vice-Coordenador da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Lingüística e Letras.

Como consultor, na área de educação, elaborou os currículos de alguns cursos universitários, sendo responsável, ao lado de outros professores, pela implantação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Na área de editoração, dedica-se a planejamento editorial e projetos de livros e publicações. Além de ter colaborado com jornais e revistas especializadas, – entre os quais O Estado de S. Paulo e a Colóquio Letras, de Lisboa – assinou, durante cinco anos, a coluna “Leitura Crítica”, no jornal A Tarde.

Publicou duas dezenas de livros e plaquetes, entre obras de criação, teoria e crítica, destacando-se O Espelho de Narciso: Linguagem, cultura e ideologia no idealismo e no marxismo; ensaio sobre filosofia da linguagem (Civilização Brasileira, 1981), Triste Bahia, oh! quão dessemelhante; artigos sobre a literatura na Bahia (Coleção Letras da Bahia, 1996), O lugar da linguagem da teoria freudiana; ensaios sobre psicalálite e cultura (Casa de Jorge Amado, 1996), O espelho infiel; poesia (Diadorim, 1998), O trovadorismo galaico-português (UEFS, 1999) e Os riscos da cabra cega: recortes de crítica ligeira; (PPgLDC, 2004).

Veja os livros publicados.

Confira o Curriculum Lattes na página do CNPq clicando aqui.


Cid Seixas.