LITERATURA COMPARADA E ERUDIÇÃO
por Cid Seixas
O
título deste livro não dá, por si mesmo, a medida da profundidade e da
seriedade dos ensaios reunidos por João Carlos Teixeira Gomes numa obra que é
uma das mais importantes contribuições ao estudo da literatura brasileira. O
ensaísta adota, na maioria dos trabalhos, o método comparativo como instrumento
de conhecimento da nossa literatura e ponto de partida para reavaliação dos
textos.
Estudioso
maduro, senhor de um sistema de conceitos já sedimentados, o autor do livro
tanto pode trazer contribuições originais quanto retomar temas já estudados com
insistência, porque o seu enfoque se sustenta numa reflexão bom fundada e
consequente, emprestando aos velhos temas feições revistas e capazes de
estimular o debate frutífero.
Não
tenho dúvida que Teixeira Gomes é hoje o estudioso baiano que tem trazido
contribuições mais valiosas à Literatura brasileira. Nesta terra de muita fama
– ou de muita fala e pouca escrita (ou, pelo menos, pouca publicação) – dois
livros de João Carlos Teixeira Gomes tornam-se consulta obrigatória para os temas tratados.
Gregório
de Mattos: Um estudo de plágio e criação intertextual é o livro mais
completo e mais instigante sobre o “Boca de Brasa”. A adoção do enfoque
comparado e a abordagem da intertextualidade inserem os estudos gregorianos no
bojo das preocupações mais atuais, sem que isso represente um modismo mas uma
forma de redimensionar uma tradição e entendê-la a partir de um discurso
sintonizado com o pensamento do nosso tempo.
Não
esqueçamos que antes de se tornar tema recorrente do empolado discurso
acadêmico de grau, a intertextualidade é ela mesma a base da literatura
ocidental na sua tradição greco-latina. A poética clássica latina tinha como
preceito maior o estabelecimento de uma ponto de trânsito constante dos modelos
gregos. A partir daí o processo intertextual domina a literatura europeia,
reassumindo o compromisso clássico a partir do século XVI.
Teixeira
Gomes compreende o nosso barroco com base nas noções fundamentais de
intertextualidade e de uma perspectiva segura da Literatura Comparada,
estendendo o olhar a outros momentos literários.
O
segundo livro fundamental é este A Tempestade Engarrafada. Deve-se
mesmo lamentar o fato dos estudos de Teixeira Gomes não saírem por uma editora
de circulação nacional. Apesar da boa intenção dos órgãos oficiais de cultura,
esta é uma série provinciana em quase todos os sentidos. O selo que identifica
a coleção traz os dizeres: “As letras da Bahia. Terra da cultura e da alegria”.
Já a partir da sua identificação o selo sugere propaganda turística de show
folclórico ou de barraca de caranguejo à beira mar.
Os
sulistas têm um forte preconceito contra os baianos. Uma riminha besta como
esaa que órgãos do quilate da Fundação Cultural e da Secretaria de Cultura e
Turismo encontraram para encastoar vistosamente no frontispício dos seus livros
nos expõe ao riso e à galhofa.
A
coleção tem um conselho editorial formado por pessoas altamente qualificadas,
mas certamente esse conselho não foi consultado a respeito do slogan folclórico.
Intelectuais como Florisvaldo Mattos, Hélio Pólvora, Pedro Moacir Maia e os
outros que integram o conselho (desconheço todos os nomes) não aprovariam
baboseiras semelhantes. O bom gosto e o bom senso dos conselheiros é notório.
Se alguma autoridade da área de cultura costuma ler seções de cultura nos
jornais que leve o eco junto à comunidade ao Diretor da Fundação ou ao Secretário de Cultura:
Ainda é tempo de tirar essa baboseira do frontispício dos livros! Todos os
autores publicados na série temos vergonha da gaiatice pra turista ver.
Por
outro lado, o esforço louvável dos senhores Paulo Gaudenzi, José Augusto Buriti
e Tasso Franco em publicar uma coleção de temas baianos poderia ter melhores
consequências se os livros circulassem nacionalmente, ultrapassando os limites
provincianos. Sabemos que o serviço público não tem condições de por os livros
nem mesmo nas livrarias do nosso estado. Um convênio com uma editora de
distribuição nacional (elas estão sediadas em São Paulo, mesmo as do Rio)
resolveria o problema.
Um
livro como este de João Carlos Teixeira Gomes nos leva a lamentar que a coleção
“As Letras da Bahia” imprima mas não publique seus livros. Publicar é tornar
público, tornar acessível. A EGBA cumpre a sua parte, imprimindo os volumes. É
preciso que eles sejam publicados nacionalmente.
Retomando
a análise do livro, o estudo que dá título ao volume de Teixeira Gomes busca um
confronto entre aspectos da obra e da vida de Alfonsina Storni com Florbela
Espanca, tomando o excesso de emoção que a palavra de uma e outra poeta condensa
para fazer explodir na leitura. São ao todo onze estudos, alguns
particularmente importantes, como “Literaturas-emissoras e
literaturas-receptoras”, texto que se propõe a corrigir antigos preconceitos
impostos pela ideologia do pessimismo, segundo os quais a nossa produção
literária da época colonial é um apêndice menor da literatura portuguesa.
Teixeira Gomes parte da literatura comparada para demonstrar como algumas obras
da antiga colônia estabeleciam um diálogo vivo com as literaturas emissoras mais
expressivas. Ele demonstra, inclusive, que em muitos períodos a literatura
portuguesa foi apenas um veículo, um canal intermediário entre os emissores de
modelos literários e o processo de formação da literatura brasileira.
“Presença
do mito na formação da literatura brasileira”, “Magalhães e os caprichos da
fortuna literária” e “Um romance indianista esquecido” são ensaios que retomam
pontos da maior importância, ora pelo objeto estudado em si, como é o caso do
primeiro ensaio, ora por demonstrar como as circunstâncias de um momento
histórico passado determinam, a partir de preconceitos que se projetam no
futuro, a teia que atualmente sustenta nossa visão histórica da literatura
brasileira.
Evidentemente,
por abordar temas diversos e problemas múltiplos, o livro de Teixeira Gomes não
pode ser compreendido a partir de uma crítica de rodapé. Cada ensaio exige um
enfoque particular. Pretende-se aqui oferecer uma sinopse do que foi visto
estimular o leitor a estabelecer um diálogo com este trabalho.
______________________
Literatura
comparada e erudição. Artigo crítico sobre o livro A tempestade
engarrafada, de João Carlos Teixeira Gomes. Salvador, Egba, 1996, 244 p.
Coluna “Leitura Crítica” do jornal A Tarde, Salvador, 3 jun. 96, p.
7.
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