uma biografia
de raul seixas
de raul seixas
por Cid Seixas
Thildo Gama traça um painel da vida baiana dos anos sessenta para situar o compositor Raul Seixas no panorama musical da cidade. Ex-guitarrista do conjunto “Raulzito e seus panteras” e amigo de infância do roqueiro, Gama tem toda condição de escrever uma biografia do seu companheiro e ídolo.
O resultado é um livro interessantíssimo e bom de ler: Uma biografia de Raul Seixas. Li de um só fôlego as mais de cem páginas, nas quais Thildo Gama conta deste as primeiras experiências de um menino que cantava músicas de Élvis Plesley até o sucesso do criativo compositor e seus anos de decadência, dominado pela doença diabética e pela necessidade de beber.
É verdade que o rico material que o autor tem em mãos permitiria melhores resultados se Thildo Gama fizesse seu relato em parceria com alguém mais experiente no trabalho de escrever. Sente-se em muitos capítulos a falta de rigor para constituição de uma biografia, quando o texto resvala para a crônica saudosista ou para a recordação de bons momentos vividos pelo autor do livro.
Embora, o seu entusiasmo e a sua inteligência fizessem do seu relato um texto bom de ler, muitas passagens precisam ser revistas e melhoradas.
O curioso é que mesmo publicado de forma precária e por uma editora sem nenhuma expressão, o livro já vendeu mais de quinze mil exemplares. Isto mostra que o assunto interessa a muita gente e que o Trabalho de Thildo Gama não pode ser ignorado. Convém, portanto, reescrever o livro e partir para uma editora de prestígio nacional. Assim, quem sabe, Gama poderá se tornar um best-seller a exemplo de outro companheiro e parceiro de Raul Seixas, Paulo Coelho, que, mesmo com todos os defeitos da sua escrita, vende tanto quanto os grandes nomes da literatura.
_______________________
Uma biografia de Raul Seixas. Registro sobre o livro do mesmo nome, de Thildo Gama. Salvador, Edição do Autor, 1996. Coluna “Leitura Crítica” do jornal A Tarde, Salvador, 13 mai. 96, p. 7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário